logo

mercado e negócios

S&P rebaixa classificação da Toyota

Danielle Chaves, Agência Estado
Author image

Redação AB

07 mar 2011

1 minutos de leitura

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou o rating da montadora japonesa Toyota Motor de AA para AA-, citando a “fraca lucratividade” da companhia. “O rebaixamento reflete a nossa opinião de que a lucratividade da Toyota provavelmente não vai se recuperar nos próximos um ou dois anos para o nível que nós consideramos adequado para o rating”, disse a S&P em um comunicado.

A agência acrescentou que, “como a lucratividade da companhia ainda está fraca, seu ritmo de recuperação é mais lento do que o das concorrentes japonesas e sua lucratividade deverá permanecer sob pressão de preços de matérias-primas e gasolina mais altos, assim como do iene forte”. A Toyota foi rebaixada pela S&P pela última vez em maio de 2009, quando seu rating passou de AA+ para AA.

Em 8 de fevereiro a Toyota anunciou que seu lucro líquido caiu 39% no quarto trimestre do ano passado, em consequência de baixos volumes de venda em vários mercados importantes e do iene alto. Ainda assim, a montadora previu que seu lucro vai crescer no ano fiscal que terminará em março, graças às vendas no exterior e a grandes cortes de custos. As informações são da Dow Jones.