logo

none

SAE discute a reinvenção da empresa automotiva

A reinvenção da empresa automotiva, assolada pela crise internacional, será o tema do simpósio que a SAE Brasil promove dia 31 de agosto, em São Paulo, no Hotel Sheraton WTC. O encontro parte do pressuposto que as fórmulas tradicionais utilizadas no setor estão em xeque.
Author image

cria

29 jun 2009

3 minutos de leitura

P_noticia_3927.gif

“Será preciso pensar mais em inovação e redobrar os esforços nas áreas de gestão e tecnologia para reconstruir operações e as próprias fábricas” – adverte Robson Galvão, diretor da entidade responsável pela organização do evento. Para ele, o desenvolvimento de veículos trará novos desafios, a partir do rearranjo das estruturas de negócios globais.

O programa do simpósio, dirigido a montadoras e à cadeia de fornecimento, fará uma revisão das estratégias que as empresas e executivos estão adotando diante da revolução que transforma a indústria automobilística.

Para descobrir os caminhos mais adequados na retomada, a SAE Brasil reuniu um time de palestrantes de primeiro nível. Cledorvino Belini, presidente do Grupo Fiat no país, fará a abertura, avaliando o que muda na indústria automobilística, o impacto da crise e como a indústria local pode preservar sua competitividade.

Um de seus principais concorrentes no mercado, Marcos de Oliveira, presidente da Ford, fará a apresentação de encerramento, mostrando como a montadora tem conseguido avançar diante das dificuldades que o mercado internacional impõe ao país com a interrupção na compra de veículos brasileiros.

Roberto Cortes, presidente da MAN para a América Latina, e Jackson Schneider, presidente da Anfavea, completarão a análise dos cenários para a indústria e para o mercado interno. As questões relativas à cadeia de produção estarão em debate em painel com a participação de Paulo Butori, presidente do Sindipeças; Letícia Costa, vice-presidente da Booz & Company; André Carioba, vice-presidente sênior da AGCO Corp. para a América do Sul; e Vagner Galeote, diretor de compras da Ford.

Cenários tecnológicos

Com a certeza de que o powertrain comandará grande parte das mudanças no setor automotivo, a SAE Brasil convidou Rinaldo Rinolfi, vice-presidente global da FPT Powertrain Technologies, para apresentar as tendências na área de motores e combustíveis. Considerado um dos principais especialistas mundiais no tema, ele será apresentado por Franco Ciranni, que comanda as operações da FPT na região.

Pedro Manuchakian, vice-presidente de engenharia da GM LAAM, tratará das novas plataformas que a corporação norte-americana está desenvolvendo em sua reestruturação e também das questões relativas aos avanços da engenharia brasileira para ganhar autonomia.

A análise sobre o estágio de desenvolvimento da engenharia automotiva também estará em avaliação por especialistas como Egon Feichter, vice-presidente de desenvolvimento do produto na Volkswagen; Milton Lubraico, engenheiro-chefe para o desenvolvimento de Produto na Ford; e Renato Mastrobuono, diretor de engenharia da Iveco. A Renault também deve participar do painel de debate.

Em tempos de budgets escassos, a SAE Brasil tratou de manter este ano os mesmos valores de inscrição praticados no ano passado e fez um acordo para redução de tarifas de hospedagem no Hotel Sheraton WTC, que tem sido palco de diversos lançamentos da indústria automobilística.

Informações pelo tel. 11 3287-2033, ramal 106.