logo

none

Saiba o que R$ 5 bilhões mudam na fábrica da Fiat

Cledorvino Belini, presidente da Fiat para a América Latina, reafirma o investimento de R$ 5 bilhões, de 2008 a 2010, para consolidar o pólo de desenvolvimento de produtos para a região, em Betim, MG. “A Fiat mantém sua aposta no Brasil e em toda a América Latina como uma região estratégica para o futuro da indústria automobilística e está investindo para assegurar a liderança nos mercados em que atua” – garantiu.
Author image

cria

09 mar 2009

3 minutos de leitura

P_noticia_3012.gif

O programa pretende assegurar um vigoroso salto de produtividade e competitividade, em um novo patamar tecnológico, do complexo do grupo em Betim. Esse novo cenário será acompanhado da expansão da capacidade de produção de automóveis para 800 mil veículos por ano e do domínio de todas as etapas do processo de desenvolvimento de produto, desde o design e protótipos.

A Fiat mantém um contingente de 800 pessoas trabalhando na ampliação da fábrica mineira enquanto 15 mil empregados diretos atuam nas instalações. A construção consumirá 60 mil m3 de concreto, o suficiente para preencher 50 campos de futebol com 15 centímetros de altura. A estrutura metálica das colunas e suporte da cobertura dos novos galpões leva 4 mil toneladas de aço. Os 80 mil metros quadrados de telhas dos galpões cobririam cinco ginásios do tamanho do Mineirinho, em Belo Horizonte. “A expansão estará concluída até 2009”, afirma Victor Ambrosi, diretor-adjunto de tecnologia industrial América Latina.

A área de pintura resolveu seus problemas de gargalo com a incorporação de 33 robôs de última geração, que se traduzem em mais agilidade e qualidade ao fluxo produtivo, com menor nível emissões de gases. Duas novas linhas de estampagem de alta produtividade estão sendo montadas no novo galpão de 13,9 mil metros quadrados, já concluído. Uma das linhas de prensa a ser instalada terá máquinas capazes de estampar 15 peças por minuto, o dobro do que é feito hoje.

Logística

E como fica a operação logística nos 2,2 milhões de m2 da planta de Betim? Para começar, as
vias internas e a avenida perimetral, que contorna a área da fábrica, foram ampliadas, para facilitar o trânsito. Há uma nova portaria (número 8) para atender o fluxo de caminhões para a funilaria e prensas. Com a nova entrada a Ilha Ecológica, considerada estratégica no modelo de sustentabilidade da Fiat, ganhou melhorias em sua infraestrutura para reciclar 15 mil toneladas de papel e papelão, madeira, plásticos, metais e outros materiais.

A via principal da montagem foi alargada, facilitando o abastecimento da produção em regime de just in time, facilitando a saída dos automóveis montados na Linha 4 (Stilo, Doblò e Idea).

Tecnologia

A Engenharia do Produto mudou para um novo prédio, com 2,4 mil m2, ao lado do Pólo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, que também está sendo expandido. O Centro Estilo, onde são criadas as soluções de design dos carros Fiat, já conta com uma cabine de pintura específica para o desenvolvimento de protótipos e com o Mix Machine para o desenvolvimento de cores de carroceria e de novos materiais, além de uma nova Sala Virtual.