
O Salão de Paris voltará a ter a presença de grandes fabricantes e marcas da Europa em 2024. Ao mesmo tempo, o domínio das empresas chinesas será mais discreto em relação à outras mostras realizadas no Velho Continente.
VEJA MAIS:– Festival Interlagos é o novo Salão do Automóvel?
– Por que todo mundo quer o Salão do Automóvel menos as montadoras?
Entre os expositores confirmados estão três marcas do Grupo Volkswagen: Audi, Skoda e Volkswagen estarão no Salão de Paris, que acontecerá entre os dias 14 e 20 de outubro. BMW e Mini também vão retornar ao evento, assim como Renault, Dacia e Alpine.
Presença chinesa será menor do que em outros eventos
A BYD será a maior fabricante da China presente no Salão de Paris 2024, e fará companhia a conterrâneas menores como Seres, GAC, Xpeng, Skyworth, Forthing, Honqi e Maxus. MG e GWM, que participaram da edição de 2022, não estarão este ano.
A Stellantis, por sua vez, confirmou as participações da Alfa Romeo e das “locais” Citroën e Peugeot. Ford, Kia e Cadillac também estarão por lá. Marcas da Europa menores, como Microlino, Moke e Ligier, também já reservaram seus estandes no Salão de Paris 2024.
Formato tradicional de Salões enfrenta resistência desde 2020
A edição de 2024 pode representar uma volta por cima do Salão de Paris – e do formato tradicional de salões de automóveis – na Europa, que enfrenta resistência desde a pandemia do Covid-19, em 2020.
O coronavírus foi responsável pelo cancelamento do Salão de Paris de 2020, enquanto a edição de 2022 teve a participação dominante das marcas francesas.
Participe do #ABX24 e defina estratégias para o futuro do seu negócio
Na ocasião, houve presença discreta de fabricantes ocidentais, como Mercedes-Benz, VinFast e Jeep, que foram ofuscadas pela grande quantidade de fabricantes chinesas presentes na mostra.
Desde a pandemia, diversos salões de automóveis foram adiados ou cancelados. Em maio deste ano, os organizadores do Salão de Genebra confirmaram o fim de um dos eventos mais tradicionais da indústria automotiva mundial pela falta de expositores para a edição de 2024.
Em outros casos, as feiras precisaram sofrer alterações profundas em seus formatos e até nos locais onde são realizados. O Salão de Frankfurt, que acontece nos anos ímpares, mudou de cidade e, desde 2020, é realizado na Munique.
