
As 40 primeiras unidades foram entregues ao governador José Serra e outras autoridades, em solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes. Até o fim deste ano todos os chassis serão enviados pela Mercedes-Benz para encarroçamento nas empresas Marcopolo e Caio.
As 645 unidades são do modelo LO 812, com capacidade para 31 alunos mais o motorista.
Gilson Mansur, diretor de vendas de veículos comerciais da Mercedes-Benz do Brasil, explica que a versão escolar sai de fábrica com entreeixos de 4,25 metros, o que possibilita a aplicação de carroçarias de 8 metros de comprimento. O entreeixos pode ser alongado por encarroçadoras para 4,50 metros, tornando-o apto para carroçarias de até 8,3 metros, com 31 assentos no salão de passageiros.
O cliente tem à escolha também versões do LO 812 de 7.700 kg ou de 8.000 kg de peso bruto total – PBT. No primeiro caso, o veículo recebe freio a disco na dianteira e a tambor na traseira. A versão de 8.000 kg de PBT é equipada com freios a disco em todas as rodas.
A Mercedes-Benz informa que oferece ao mercado o maior leque de veículos para o transporte escolar. Além das duas versões do microônibus LO 812, a marca também oferece o miniônibus LO 712, o microônibus LO 915 e o chassi de ônibus OF 1418.