O executivo, ex-presidente do BNDES e ex-ministro das comunicações, explica que a importadora não participará do investimento para a nova fábrica, estimado em US$ 500 milhões, provindo da Foton Group, com sede na China e que produz automóveis e caminhões. A importadora, com 100% de capital nacional, será responsável pela distribuição e pós-venda dos caminhões. “Nós introduzimos a marca no país como importador oficial e manteremos nosso papel de distribuidor quando a fábrica estiver operando.” A empresa optou pela importação apenas da linha de caminhões da Foton Group, que também produz automóveis, picapes, vans e ônibus.
Mendonça de Barros também afirmou que a Foton Group tem a intenção de assentar a pedra fundamental de sua fábrica brasileira em 2015. Anteriormente, a empresa havia afirmado que iniciaria suas operações em 2014.
“A Foton já estuda mecanismos para atingir o índice de nacionalização de 65%.” Vale lembrar que os modelos que a Foton traz para o Brasil são equipados com transmissão ZF e motor Cummins P7, empresas que já têm fábricas no país. O presidente da Foton do Brasil também revela que cogita a possibilidade de trazer da China um braço financeiro da empresa para auxiliar nas vendas, visto que os veículos não podem ser financiados via Finame.
A vinda para o Brasil, conta Mendonça de Barros, faz parte da estratégia da Foton Group de reforçar sua presença global. Atualmente a empresa oferece seus produtos em noventa países, inclusive alguns da América do Sul, como Colômbia, Peru, Bolívia e Chile. A Foton Group tem onze fábricas na China e começa a expandir suas operações produtivas a partir deste ano. De acordo com o presidente da Foton no Brasil, a empresa pretende iniciar produção na Rússia e em 2012 será a vez de Índia.
O que vem por aí
A Fotom do Brasil aproveita a Fenatran 2011 para apresentar aos transportadores os caminhões que venderá aqui a partir de janeiro de 2012. São três modelos da linha Aumark, o semileve 1031 com capacidade para 3,5 toneladas e os leves 1051 e 1089 de 6,5 e 8,5 toneladas respectivamente. Os três têm como itens de série três anos de garantia no motor, freio ABS, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas.
De acordo com o diretor comercial da Foton Aumark do Brasil, Ricardo Mendonça de Barros, a empresa investirá R$ 9 milhões na abertura das três primeiras concessionárias da rede com inauguração prevista para o início do ano que vem, todas em São Paulo: a sede em Várzea Paulista, no interior do Estado, e as duas filiais na região metropolitana, uma na rodovia Anchieta e a outra em Guarulhos.
“Como os veículos atendem principalmente as regiões urbanas e de maior movimentação, acreditamos que esses pontos devem atender bem nossos clientes”, diz o executivo. Segundo ele, até o fim de 2012 a rede somará dez concessionárias, todas entre São Paulo e Rio de Janeiro e até março de 2016 a empresa espera contar com oitenta revendas.
Para seu primeiro ano de atividades no país, a Foton Aumark do Brasil projeta vendas de 2 mil veículos. “A nossa meta é até 2015 atingir 15% de participação do mercado nacional de caminhões leves.”
Assista à entrevista exclusiva com Ricardo Mendonça de Barros, CEO da Foton para o Brasil: