logo

ScanBox: como sistema de medição agiliza processos e garante o controle de qualidade nas indústrias

Máquina de medição óptica fornece relatório completo com dados que auxiliam na tomada de decisões
Author image

Vitor Matsubara

07 dez 2021

3 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Precisão é uma qualidade bastante desejada dentro de qualquer fábrica. Pense no caso de uma peça fora das especificações: o resultado final de um produto pode ser totalmente comprometido por causa de frações de milímetros.

A Vtech, prestadora de serviços na área de engenharia e representante da conceituada empresa alemã GOM (atualmente parte do grupo Zeiss), traz uma solução para garantir a excelência nos processos produtivos das fábricas.


> Clique aqui para saber mais sobre as soluções da Vtech em Metrologia Óptica Avançada


Trata-se do ScanBox, uma máquina de medição óptica completa que foi desenvolvida para assegurar um eficiente controle de qualidade em produção e processos de fabricação. A tecnologia, que está celebrando dez anos de seu desenvolvimento mundial, vem sendo constantemente aprimorada desde então.

O ScanBox exibe sua eficiência diante dos sistemas de medição mecânicos. Enquanto eles capturam dados de forma linear ou baseado em pontos, os sistemas ópticos fornecem dados de campo integral sobre desvios entre as coordenadas 3D reais e os dados de CAD. Além de tudo isso, o software também coleta e envia outras informações detalhadas, como análise de GD&T, que seria posição de furos, superfícies e linhas de corte, entre outros.

A eficiência do ScanBox é atestada por empresas que adotaram a máquina em suas linhas de montagem. É o caso da Benteler, que adquiriu um aparelho para uso em sua fábrica, localizada na cidade de Porto Real (RJ).

“O ScanBox é primordial para garantir que os produtos estejam em conformidade. Ele agiliza bastante os nossos processos por conta da riqueza de informações oferecida pelo sistema. É bem flexível e de fácil utilização, já que com um único software (GOM Inspect) é possível  controlar várias tarefas e ainda comandar o robô do sensor óptico, para fazer as tomadas de medição”, conta Ivo Bravo, especialista em processo de inspeção da Benteler.

Riqueza de dados é destaque

Apesar de ter comprado o ScanBox há menos de um ano, o equipamento já está disponível e em uso na linha de produção da Benteler, que está em fase de ajustes finais para atender um novo projeto.

Segundo o especialista em Processo de Inspeção da Benteler, o produto possui uma versatilidade bastante grande no dia-a-dia da empresa.

“Hoje o uso do aparelho não se limita apenas a um produto. Existe uma grande gama de aplicações, seja em peças estampadas, soldadas e, no nosso caso, na medição de estrutura do veículo”.

Frente à nova tecnologia, Ivo aproveitou para reforçar a importância da implementação na produção.

“Hoje temos dados mais precisos para tomada de decisão. O sistema anterior realizava a avaliação da peça, mas não fornecia detalhes para enriquecer o processo produtivo”, afirma.

A aquisição do Scanbox foi a primeira realizada no Mercosul e a Benteler já cogita a implementação da tecnologia em outras linhas produtivas. “Estamos estudando o uso de novas tecnologias, afim de inovar e aprimorar nossos processos impactando positivamente futuros projetos de clientes, nos quais a experiência dessa implementação poderá ser realizada facilmente”, conclui Ivo.

Conteúdo apresentado por