logo

Scania a GNV da Gerdau faz estreia mundial em mineração

Scania G 410 6×4 é o primeiro caminhão movido a gás a operar em uma mina no mundo
Author image

Redação AB

18 dez 2020

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Um caminhão Scania modelo G 410 6×4 a gás natural veicular tornou a Gerdau pioneira mundial a utilizar um veículo abastecido com esse combustível em operações de mineração. O modelo está sendo usado na mina Várzea do Lopes, na cidade de Itabirito (MG), e é operado pela Fagundes Construção e Mineração, que teve todos os motoristas capacitados para a operação com o novo equipamento.

“A parceria com a Scania, com a solução do caminhão a gás natural, é um exemplo de uma ação virtuosa. Além das questões econômicas e ambientais, prezamos pela estruturação de uma cadeia local de produção e abastecimento, que resulte em desenvolvimento social e econômico sustentável”, declarou Vinícius Fernandes de Moura, gerente geral de suprimentos da Gerdau.

“O caminhão a gás vem sendo um sucesso no modal rodoviário; agora vamos inovar outra vez o mercado fora de estrada, uma ação que também é inédita globalmente para a marca, portanto, é da Gerdau o primeiro caminhão movido a gás da história da mineração no Brasil, e do mundo para a Scania. Temos certeza que os resultados vão surpreender e criar tendência”, disse Silvio Munhoz, diretor de vendas de soluções da Scania no Brasil. O caminhão a gás começou a ser vendido no País em outubro de 2019, com as entregas iniciando em maio deste ano. Desde então, segundo a Scania, foram comercializadas 70 unidades para empresas de diferentes segmentos.

O abastecimento de GNV será feito dentro da própria operação e o tempo de abastecimento é de aproximadamente 15 minutos, o que ao compromete a disponibilidade do caminhão, um detalhe crucial, já que a previsão é de que o veículo rode 24 horas por dia, sete dias por semana. A empresa espera que o consumo fique em torno de 10 metros cúbicos por hora, o que, nessa operação, se traduz em uma autonomia de 250 km e 300 km.

“Vamos acompanhar cada detalhe desta ação pioneira, pois queremos oferecer ganhos importantes para o meio ambiente e o menor custo operacional ao cliente. A Gerdau e a Fagundes também vão acompanhar o desempenho pelos dados obtidos pela conectividade, e aplicar melhorias onde seja necessário”, explicou Fabrício Vieira, gerente de vendas de soluções para mineração da Scania no Brasil.