Os dados são enviados por um módulo chamado Scania Communicator, que é instalado no veículo. Os caminhões e ônibus produzidos desde maio do ano já saem de fábrica com o dispositivo, bastando aos proprietários procurar uma Casa Scania para que ele seja ativado e passe a enviar as informações. Para caminhões fabricados a partir de 2012 e ônibus desde 2013, o módulo poderá ser instalado em qualquer concessionária da marca. Para os produtos anteriores, o uso é possível, mas depende de uma avaliação técnica e de viabilidade dos custos de adaptação.
“A Scania já conta com a experiência de mais de 250 mil veículos conectados em todo o mundo. Esse resultado comprova o quanto o transportador brasileiro ansiava por uma solução que supera a barreira da telemetria para tornar a gestão mais eficiente e rentável”, afirma o responsável pelos Serviços Conectados da Scania no Brasil, Alex Barucco. “Nossa rede de concessionárias vem fazendo um trabalho impecável. Trata-se de uma parceria virtuosa com o cliente pautada em ações de melhorias, que contribuam na redução do custo por quilômetro rodado, no aumento da disponibilidade da frota e na diminuição das emissões de poluentes e CO2.”
Uma vez com o módulo ativado, a Scania oferece dois pacotes do serviço de gestão: planejamento análise e desempenho. No primeiro, não há custo para o cliente e é válido por 10 anos. Nele, o cliente e a Casa Scania (concessionária) têm uma visão geral da frota conectada a partir dos relatórios semanais e mensais gerados com a operação, que são recebidos por e-mail de forma automática. O transportador terá acesso ao portal de gestão de frota, que oferece funcionalidades como o planejamento dos serviços a partir da utilização das informações fornecidas do veículo. O veículo poderá enviar ainda o diagnóstico remoto de falhas para o Scania Assistance e também para qualquer concessionária da marca a fim de oferecer atendimento rápido em caso de necessidades durante as viagens.
Já o pacote desempenho, que possui um custo mensal, incorpora todos os serviços do pacote análise e oferece de forma mais detalhada informações e dados de operação dos veículos e de cada condutor. Com a exatidão dos dados, é possível adotar medidas para melhorar a operação de forma mais assertiva nos custos de combustível, disponibilidade da frota e redução dos gastos com manutenção corretiva. Os dados também podem ser avaliados pela concessionária, que por sua vez oferece orientação a fim de identificar os pontos de melhora da operação.