logo

Scania mostra ônibus biarticulado para Curitiba

Cidade renovará frota com 450 novos veículos de várias categorias até 2020
Author image

Redação AB

24 nov 2017

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Scania entrou no páreo do segmento de ônibus biarticulado em Curitiba (PR) ao apresentar seu modelo personalizado para gestores da cidade na última quarta-feira, 22. A cidade iniciará em 2018 uma renovação de frota que prevê pelo menos 450 ônibus novos de diferentes categorias até 2020. Antes da Scania, apenas a Volvo Bus, cuja fábrica e sede ficam em Curitiba, era fornecedora deste tipo de ônibus no Brasil.
“Foi dado um importante passo para a renovação da frota de Curitiba. O prefeito, as empresas de ônibus e a população conheceram o novo biarticulado do mercado. Antes, só havia uma ação. O nosso lançamento é competitivo em função de seu menor custo operacional e traz a vantagem do motor dianteiro, de menor ruído e maior facilidade de acesso e que ainda reduz os custos de manutenção”, afirma o diretor de vendas de ônibus da Scania no Brasil, Silvio Munhoz. “Estamos otimistas em poder participar das próximas compras das operadoras do sistema curitibano de mobilidade urbana.”
Após a apresentação, o modelo ainda precisará passar por uma avaliação técnica da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A), o órgão gestor que gerencia o sistema de transportes urbanos da capital paranaense, que verificará se as especificações são compatíveis com os requisitos estabelecidos. Segundo o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, os primeiros 25 novos biarticulados chegam na capital em março próximo, o que marcará o início do processo de renovação da frota.
“Vamos determinar o modelo e os critérios técnicos e a obrigação das empresas é adquirir e entregar para a cidade os veículos que atendam as normas exigidas”, explica o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
“Queremos participar da licitação de vários tipos de modelos. Nossas soluções para a mobilidade urbana vão desde os modelos padrón, de 13 e 15 metros, e dos articulados ao biarticulado. É um leque completo que oferece serviços adequados a cada perfil de operação com benefícios atrelados à conectividade”, conclui Munhoz.
A Scania lançou seu biarticulado ao mercado brasileiro em 2015 e até agora é a única concorrente direta da Volvo no segmento (leia aqui).