
“O modelo pode ser utilizado como unidade de apoio transportando lubrificantes e combustíveis para o abastecimento de máquinas, e também receber uma caçamba e ser aplicado no transporte de minério ou estéril, operando com peso bruto total de até 41 toneladas” – explica Roberto Leoncini, diretor de vendas de veículos da Scania no Brasil.
O caminhão com tração 6×6 é mais uma opção da Scania para operações em locais de difícil acesso como início de obras e terrenos com baixa aderência, já que possui alta capacidade de tração. A altura livre do solo é maior do que nos veículos de tração 6×4.
Durante a M&T Expo, no início de junho, a Scania apresentou caminhão com a cabine G, 10% mais alta internamente do que as demais do segmento. Foram exibidos mais três veículos especialmente desenvolvidos para o segmento fora-de-estrada, os modelos P 310 6×4, P 420 6×4 e P 420 8×4.
A Scania também é pioneira na aplicação de veículos de tração 8×4 no segmento, principalmente para trabalhos na mineração e construção civil. Hoje, diversos modelos com esta configuração estão operando nas maiores obras civis do Brasil.
Do total de caminhões vendidos no ano passado no mercado brasileiro (8.010) 14% são para uso fora-de-estrada, incluindo os setores madeireiro, de cana-de-açúcar e de construção. Desse volume, 50% foram destinados ao trabalho em construções civis.
Em 2008, a Scania teve participação de 11% no mercado nacional no segmento off-road.