A licitação prevê que um total de 1,4 mil ônibus sejam renovados entre 2019 e 2020. Os fornecedores de 1,2 mil deles já foram definidos, dos quais 60% serão movidos a diesel com veículos Euro 5 – 700 serão da Volvo – e 40% a gás natural: a Scania é a única montadora selecionada para fornecer os veículos movidos a GNV.
“Os ônibus Scania Euro 6 a gás são uma realidade no transporte urbano na Europa e desde 2015 um total de 227 com esta tecnologia operam na cidade colombiana de Cartagena. As autoridades e operadores colombianos viram que esta tecnologia é ideal para centros urbanos, pois praticamente não polui o ar e faz pouco ruído, uma solução verdadeiramente sustentável”, comenta o diretor-geral da Scania na Colômbia, Juan Carlos Ocampo.
A operadora SI2018 (Sistema Integrado de Provisón de Flota Si 2018) adquiriu todos os veículos Scania Euro 6 a gás, dos quais 302 biarticulados com capacidade para transportar até 250 passageiros, e outros 179 articulados, para até 160 passageiros. Todos os 481 veículos serão produzidos na fábrica da Scania no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP) e serão encarroçados pela empresa colombiana Busscar.
“Esta operação confirma o compromisso da Scania em liderar a transformação para sistemas de transporte mais sustentáveis. A nossa planta de São Bernardo do Campo é parte do sistema de produção global da Scania e está preparada para produzir estes veículos com tecnologia de ponta”, conta o presidente e CEO da Scania para a América Latina, Christopher Podgorski.
A Scania também fornecerá ao operador toda a manutenção dos veículos.