logo

caminhoes

Scania revela nova geração de caminhões

A Scania revelou na terça-feira, 23, sua nova geração de caminhões. Os modelos apresentados na Europa são fruto de € 2 bilhões investidos durante 10 anos de desenvolvimento. A novidade chega justamente na data em que a companhia comemora 125 anos de história. “Apresento os produtos e serviços que nos levarão para novos níveis de participação de mercado e nos conduzirão para a próxima década”, declarou Henrik Henriksson, CEO da companhia, durante o lançamento.
Author image

Redação AB

23 ago 2016

2 minutos de leitura

X_noticia_24502.jpg

A nova gama de caminhões já começou a ser fabricada na cidade sueca de Södertälje, mas no futuro será produzida também no Brasil, de onde a Scania exporta diversos modelos para a Europa. A montadora investe R$ 400 milhões em melhorias na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), parte do aporte já está relacionada com a nacionalização dos novos caminhões. Por enquanto a companhia aponta que o foco da produção local está na exportação. A empresa trabalha globalmente em integração produtiva, com produtos feitos somente em algumas regiões para atender a todos os mercados.

Globalmente os caminhões que acabam de chegar ao mercado conviverão com a linha atual, já à venda. A empresa não revela se o mesmo acontecerá no Brasil, com os novos caminhões atendendo também à demanda nacional ao lado dos veículos já oferecidos. O movimento faria sentido, já que a principal concorrente da empresa, a Volvo, vende localmente as suas tecnologias globais mais avançadas para o setor de caminhões. Por outro lado, os novos modelos da Scania são equipados com motores que atendem à legislação de emissões Euro 6 e, portanto, tendem a ser mais caros.


NOVIDADES

A proposta da Scania com a nova geração de caminhões é oferecer produtos e serviços capazes de aumentar a eficiência do transporte de carga. Os motores Euro 6 que equipam a gama prometem redução de 5% no consumo de combustível. A empresa apresentou ainda uma nova opção de propulsor, de 13 litros e 500 cv de potência.

Os caminhões também trazem salto importante em segurança, com a oferta de airbags laterais de cortina pela primeira vez para veículos da categoria. A companhia aponta ter trabalhado na estrutura da cabine para melhorar a absorção de impacto em caso de acidente. Além disso, a fabricante destaca que a construção modular torna qualquer manutenção mais barata.

Na área de serviços, a Scania deve aumentar a oferta de planos de manutenção e, principalmente, soluções ligadas à conectividade. As novidades incluem tecnologias mais refinadas de telemática para transmitir informações de uso e condução do veículo.