
A Scania fechou a venda de 100 caminhões a gás para a Gás Verde, maior produtora de biometano da América Latina.
Todas as unidades são do modelo GH 460 6×2 X-Gas e vão rodar com biometano. Os primeiros 40 caminhões serão entregues ainda em fevereiro.
Biometano é feito a partir de resíduos em aterros sanitários
O biometano é o gás natural feito a partir de resíduos urbanos encontrados em aterros sanitários.
Atualmente, a Gás Verde produz 160 mil m3 de biometano por dia em suas duas plantas. A empresa almeja produzir 650 mil m3 diariamente até 2028, quando mais 10 usinadas espalhadas por seis estados estarão em operação.
Marcel Jorand, CEO da Gás Verde, acredita que o biometano “é a melhor opção para descarbonização eficiente de veículos leves e pesados”.
Gás Verde garante abastecimento em vias do Sudeste
A Gás Verde pretende fornecer os caminhões a gás para transportadoras interessadas em promover uma logística mais “verde” e investir em ESG.
O cliente vai ter um pacote completo de descarbonização. Ele contempla o aluguel do caminhão e um plano de manutenção com revisões específicas para os veículos.
Além disso, a empresa se compromete a disponibilizar o biometano em pontos de abastecimento que correm as principais rotas da região Sudeste, por onde passam a maioria das rotas de transporte de carga no país.
A Gás Verde afirmou que, caso seja necessário, é possível também instalar postos de abastecimento dentro da sede das empresas.
Caminhão da Scania a biometano roda até 650 km
O caminhão está disponível nas motorizações de 9 litros com 280 cv e 340 cv e de 13 litros com 420 cv e 460 cv.
A autonomia do GH 460 6×2 chega a 650 km graças aos dois cilindros de gás posicionados atrás da cabine.
A Scania pretende vender 1 mil caminhões a gás apenas em 2025. A meta é bastante ambiciosa, já que, nos últimos cinco anos, a empresa comercializou 1,4 mil veículos.
Porém, a Scania acredita que conseguirá atingir o objetivo, pois já tem 430 pedidos para o ano.
