A Schaeffler vai mostrar durante o Congresso SAE Brasil, de 6 a 8 de outubro, em São Paulo,
seu sistema de atuação de válvulas UniAir, que fará a estréia no Alfa MiTo 1.4 MultiAir. O desenvolvimento foi realizado em cooperação com a Fiat Powertrain.
O fabricante assegura que, em combinação com downsizing, o sistema totalmente variável de atuação eletro-hidráulica de válvulas permite reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 25%. As melhoras na partida, na carga parcial e no comportamento de aceleração são evidentes.
Durante a fase de aquecimento, as emissões de hidrocarbonetos são até 40% menores e as emissões de óxidos de nitrogênio caem até 60%. O aumento de potência, torque e resposta otimizada do motor garantiriam, também, maior prazer de dirigir.
A Schaeffler entende que o UniAir é a resposta certa para as regulamentações globais cada vez mais exigentes na redução de poluentes e consumo de combustível. O sistema é usado pela Fiat tanto no motor Fire de quatro cilindros, como nos motores de dois cilindros e volume compacto.
A novidade para os motores do Ciclo Otto também estará disponível para aplicação em motores a diesel. O UniAir é chamado de MultiAir pela FPT, que inventou o sistema.
“O UniAir é o começo de uma nova era de atuação de válvulas e com isso da tecnologia de motores ecológicos e dinâmicos”, disse o vice-presidente executivo automotivo do Grupo Schaeffler, Peter Pleus.