logo

none

Schneider minimiza queda de venda e produção em janeiro

A média diária de vendas de autoveículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) no mês passado, de 10.666 veículos, é recorde em um mês de janeiro. A informação é do presidente da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Jackson Schneider.
Author image

Redação AB

04 fev 2010

1 minutos de leitura

G_noticia_5898.gif

O volume, segundo o dirigente, é 9,8% superior à média registrada em janeiro de 2009. O executivo minimizou a queda registrada durante o mês e assegurou que ela foi apenas sazonal.

A queda nos meses de janeiro contra dezembro, nos últimos dez anos, foi em média de 28%.

Em janeiro foram licenciados 213,3 mil veículos automotores, um recuo de 27,1% em relação a dezembro. Na comparação com janeiro de 2009, o crescimento foi de 8%.

Em relação à produção, o presidente da Anfavea afirmou que o volume foi menor apenas porque houve menos dias úteis. Em janeiro foram montados 243,4 mil veículos, queda de 3,7% em relação ao mês anterior. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda foi de 31,6%.

Exportações

As exportações de autoveículos em janeiro foram de 44.828 unidades, queda de 17% na comparação com o ano anterior. Em relação com o mesmo mês de 2009, o crescimento foi de 105,4%.

“O resultado pode sinalizar um início de recuperação, mas será preciso esperar o comportamento das vendas externas em fevereiro para um melhor avaliação”, salientou o presidente da Anfavea.