
Fique tranquilo, não estou aqui para falar sobre receitas prontas e, muito menos, disseminar fórmulas sobre como vender mais e melhor. Hoje, o artigo, é voltado a todo profissional de vendas de veículos que, ao olhar pela janela do futuro, vê um horizonte ainda muito nebuloso.
Há mais de 25 anos atuando em frentes de treinamento e qualificação de equipes de negócios do setor, o que posso compartilhar com vocês de mais precioso é: “Seja sempre sua melhor versão!” Seja o melhor vendedor; o melhor negociador; o melhor ouvinte e até o melhor conselheiro para seu cliente.
Digo isto, porque o mercado de vendas de veículos não é para amadores, é para quem tem uma carapaça resistente, é para aqueles que carregam uma fé inabalável e um jogo de cintura raro dentre os vendedores dos vendedores.
VEJA MAIS:– O vendedor de automóveis e o dinâmico mercado atual
– Mesmo com dias úteis a menos, vendas de veículos crescem 30%
O futuro em vendas é incerto, por fatores que podemos listar aos montes, sendo assim, minha dica é: “Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda.”, célebre frase do Professor Mário Sergio Cortella.
Nesta jornada, de capacitar profissionais, recomendo aos nobres colegas das redes de lojas de veículos que aprofundem conhecimentos e adotem uma cultura de atualização:
- Estudem o mercado, ele é supreendentemente inquieto e inovador;
- Entendam um pouco da economia do país e da economia global;
- Fiquem antenados com as notícias diárias sobre o setor;
- Entendam um pouco de ESG (Ambiental, Social e Governança), esta sigla vai aparecer com mais frequência a cada dia;
- Sejam curiosos acerca das tendências do mercado de mobilidade, acreditem até nos carros que voam;
- Mantenham em dia os conhecimentos técnicos, mas, nunca esqueçam de que o seu público é feito por pessoas que desejam ser atendidas em suas dores;
- Sejam resilientes, não inconvenientes. Cultivem e cativem novos e velhos leads;
- Busquem autoconhecimento, explorando seus talentos natos e seus talentos novos, não tenham medo de aprender coisas novas;
- Não sejam carrascos de si memos, sejam apreciadores da sua própria história e lembrem-se de agradecer todos os dias pela jornada.
“Ser bem-sucedido”, às vezes, pode trazer uma conotação de que tudo está bem o tempo todo, ou seja, não preciso me esforçar mais… Portanto, esteja bem-sucedido com você mesmo todos os dias, independentemente do momento – se de crise ou de prosperidade.
Esteja bem-sucedido no atendimento ao cliente, nas rotinas do trabalho com colegas e líderes, na vida pessoal com àqueles que caminham ao seu lado e, não se esqueça de estar bem-sucedido no equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
“Esteja bem-sucedido na vida!”
Dra. Silvana Chmelyk é Head Educacional da Escola de Gestão Automotiva – EGA, Palestrante, Consultora e Mentora para o Setor Automotivo, Presidente do Comitê Automotivo – Elite Brasil. Doutora em Business Administration e Mestre em Neuromarketing.
*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business