logo

none

Sem controle, resultado de recalls é duvidoso.

De cada dez clientes da Toyota convocados para corrigir problemas não detectados pelo fabricante durante o processo de produção apenas seis responderam ao chamado, comparecendo às concessionárias.
Author image

cria

29 jun 2009

2 minutos de leitura

P_noticia_3926.gif

A revelação, feita por uma marca reconhecida como uma das mais cuidadosas na área de segurança e relacionamento com o cliente, representa um sério alerta e merece atenção das autoridades para um efetivo gerenciamento dos recalls promovidos no país.

Em razão da frequência das convocações será indispensável criar mecanismos eficazes de controle pelo Denatran, com a ajuda das montadoras e da Anfavea, promovendo maior transparência desde o reconhecimento do problema no veículo até a chamada às concessionárias e conclusão da operação.

Será indispensável saber quantos veículos envolvidos pelo recall têm sido efetivamente submetidos a correção, para garantir que as campanhas não sejam encerradas com resultado medíocre.

Será preciso exigir o recall dos recalls?

Toyota

A Toyota anuncia em sua página na internet a mais completa consulta online sobre campanhas de recall para veículos do Brasil. As informações para os usuários da marca estão na opção “Comunicados”, no item “Recall”.

Além das informações tradicionalmente disponíveis, que são as campanhas em aberto e a lista de veículos envolvidos, a Toyota informa de maneira rápida e fácil a descrição da campanha de recall na qual o veículo pesquisado está inserido e, principalmente, a confirmação ou pendência da realização do serviço.

Nos casos em que o reparo já tiver sido realizado, o site informará ainda o nome do concessionário e a data do atendimento ao chamado.

A ferramenta também oferece o descritivo e um questionário com perguntas e repostas sobre as campanhas de recall realizadas pela Toyota do Brasil. Estão disponíveis para consulta os chassis de todos os veículos da marca fabricados a partir de 1992 e que foram envolvidos em campanhas de recall.

A iniciativa da Toyota é inédita e serve de exemplo aos demais fabricantes. “Nossos registros apontam que seis em cada dez clientes realizam os reparos de recall, mas queremos aumentar essa média” afirma Evandro Maggio, gerente geral de Pós-Vendas da Toyota Mercosul, lembrando que os reparos no recall são gratuitos.