logo

Sem crédito para comprar um carro? Locadora Carflip mira nesse público

Startup controlada pela Auto Avaliar pretende formar frota de 25 mil veículos até 2026
Author image

Redação AB

11 jan 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O crédito restrito tem esfriado as vendas de veículos novos e usados no país. Mas aproveitando o clichê de que há uma oportunidade em toda a crise, surgiu a Carflip, locadora de seminovos por assinatura que mira exatamente no público deixado de lado pelos bancos na hora de conceder financiamento. Subsidiária da Auto Avaliar, e com participação da Stellantis em seu capital, a empresa pretende formar uma frota de 25 mil carros até 2026.

O modelo de negócio da startup consiste na oferta de veículos que integram portfólio de concessionárias ou revendas multimarcas parceiras da Carflip. O cliente escolhe o carro que quer e a empresa compra o veículo, que então é oferecido àquele consumidor por assinatura. Os contratos variam de 12 a 24 meses, com franquia mensal de até 2,5 mil quilômetros.

“No Brasil, a cada dez pedidos de financiamento aprovados, seis são recusados. Nossa oferta de carros de assinatura socialmente inclusivos resolve esse problema. As pessoas têm a chance de acessar veículos usados em troca de pagamentos mensais com opção de compra”, disse J. R. Caporal, um dos fundadores da startup.

Meta é chegar a 25 mil carros por assinatura

A respeito da aquisição de parte do capital pela Stellantis, Caporal conta que o aporte será aplicado na expansão da estrutura, chegando a uma frota de 25 mil veículos até 2026.

“Esse investimento será utilizado na ampliação de nossas equipes comercial, análise de crédito, gestão financeira e análise de frota”, disse o executivo. Também custeará a atualização dos sistemas de gestão da empresa, bem como a criação de uma plataforma on-line omnichannel, que deve se tornar uma geradora de leads.

Há também a meta de formar uma rede de revendedores parceiros com 100 pontos de venda ainda neste ano. Até o momento são apenas oito. Desde sua fundação, em setembro do ano passado, a empresa já fechou 40 contratos. Até o final do ano a expectativa é de chegar a 380.