logo

automóveis e comerciais leves

Sem peças japonesas, Opel reduz produção

Clarissa Mangueira, Agência Estado
Author image

Redação AB

22 mar 2011

1 minutos de leitura

A Adam Opel, unidade alemã da General Motors, reduziu a produção em fábricas na Alemanha e na Espanha em razão da falta de componentes eletrônicos fornecidos pelo Japão, informou um porta-voz da companhia. A Opel cancelou turnos em sua fábrica em Eisenach, Alemanha, e suspendeu inteiramente nesta segunda-feira, 21, a produção numa instalação em Zaragoza, na Espanha. A unidade de Zaragoza cancelou o turno da noite na sexta-feira.

O porta-voz afirmou que é difícil dizer no momento se haverá problemas futuros de produção devido aos distúrbios nas redes de abastecimento provocados pelo terremoto e pelo tsunami que atingiram o Japão no dia 11 de março. Ele disse, no entanto, que a Opel deverá conseguir compensar a queda da produção se não houver mais problemas com abastecimento.

Mais cedo, a General Motors afirmou que suas operações de produção na Coreia do Sul foram reduzidas visando uma possível interrupção do fornecimento de peças automotivas do Japão. A GM também informou, na quinta-feira passada, que planeja reduzir a produção na fábrica de Shreveport, em Los Angeles (EUA), que produz caminhonetes picapes pequenas. O motivo seria um recuo no fornecimento de peças produzidas no Japão. As informações são da Dow Jones.