logo

carro autonomo

Semcon quer melhorar sinalização dos carros autônomos

A evolução tecnológica do carro autônomo vai tão bem que modelos autoguiados já começam a ganhar as ruas (leia aqui). A Semcon, especializada em serviços de engenharia e tecnologia, aproveita o momento e concentra esforços em melhorar a relação destes veículos com os pedestres. Pesquisa realizada pela empresa em parceria com a Inizio aponta que, quando um automóvel freia para uma pessoa atravessar a rua, 80% dos transeuntes fazem contato visual com o motorista antes de cruzar a via.
Author image

Redação AB

15 set 2016

2 minutos de leitura

X_noticia_24630.jpg

Essa relação de confiança é quebrada quando não há um condutor. No mesmo levantamento, 47% dos pedestres afirmaram não confiar em carros autônomos. Pensando nisso a Semcon desenvolveu o conceito The Smiling Car, um carro que interage com as pessoas com um simpático sorriso. O gesto aparece em um monitor na dianteira do veículo, próximo à grade, para sinalizar que o automóvel detectou o pedestre e vai parar a uma distancia segura para que ele atravesse a rua.

“Muitas das discussões sobre autônomos são a respeito da tecnologia. Mas é importante pensar em como esses carros irão interagir com as pessoas desprotegidas nas ruas. Os veículos precisam se comunicar de uma maneira que seja familiar e inspire confiança”, destaca em comunicado Karin Eklund, responsável pela área de experiência do consumidor da Semcon.
O conceito foi baseado no que a empresa chama de desenvolvimento guiado pelo comportamento humano. A ideia, aponta a companhia, é aproveitar códigos que as pessoas já utilizam e estão acostumadas no lugar de fazer um desvio por causa da tecnologia.

Concluída a primeira etapa de testes, a empresa pretende agora evoluir o Smiling Car com a instalação de sensores Lidar no carro, tecnologia que mapeia ambientes com pulsos de luz e tem alta precisão. Com a novidade, o veículo será capaz de identificar movimentos de cabeça ou dos olhos dos pedestres, melhorando ainda mais a interação.


FOCO EM AUTOMAÇÃO

Segundo a Semcon, o conceito é o primeiro passo na estratégia de longo prazo da companhia para criar um padrão internacional de como os carros autônomos devem se comunicar com o entorno. A empresa trabalha ao lado de diversos parceiros da indústria automotiva e com o instituto Viktoria Swedish, voltado a pesquisas na área de mobilidade.

A companhia estima que, até 2020, mais de 10 milhões de veículos com algum nível de automação estarão em circulação em todo o mundo. O trabalho de pesquisa da Semcon nesta área inclui uma iniciativa no Brasil, onde a empresa desenvolve software para veículos autoguiados (leia aqui).


Veja como funciona o Smiling Car: