logo

none

Seminário de elétricos promove test drive

Os primeiros modelos de veículos elétricos deverão chegar ao Brasil em 2010, mas quem quiser antecipar-se a esse novo mercado poderá visitar e até dirigir alguns modelos e protótipos na Exposição VE 2009, realizada junto com o sexto Seminário de Veículos Elétricos, de 9 a 11 de novembro na CPFL Cultura, em Campinas, SP.
Author image

cria

09 nov 2009

2 minutos de leitura

Organizado pelo Instituto Nacional de Eficiência Energética e pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico o evento pretende discutir as tendências no setor, que ganha espaço no noticiário e recebe investimentos bilionários em todo o mundo.

A exposição contará com a presença de indústrias de veículos leves, médios e pesados, além de fabricantes de baterias e motores. Uma novidade é o protótipo elétrico Aris, de alumínio, desenvolvido há dois anos pela CPFL e que estará disponível para teste. O veículo leva duas pessoas e 350 quilos de carga, com autonomia de até 120 km e velocidade máxima de 809 km/h. Até o final do ano quatro unidades serão produzidas.

A CPFL Energia também deverá colocar na exposição uma scooter fabricada na China e que está sendo testada há um ano pela empresa em conjunto com a Unicamp. A moto funciona com bateria de polímero de lítio de mil watts que proporciona uma autonomia de 70 km.

A Motor Z vai expor três scooters elétricas S1000, duas das quais ficarão à disposição para test drive. As motos, de mil watts, são recarregadas em tomadas comuns de 110 e 220 volts. Os veículos atendem às novas resoluções do Denatran que equiparam as scooters movidas a eletricidade com os ciclomotores a combustão.

O ônibus híbrido fabricado pela Eletra também ficará em exibição. Já a Iveco mostrará o Daily Elétrico desenvolvido em conjunto com a Itaipu Binacional, com previsão para a montagem de apenas dez unidades. Outra novidade será o Palio Weekend Elétrico, produzido pela Fiat também em parceria com a Itaipu Binacional.

A WEG lançará o motor de tração com alta potência de até 185 kW e refrigerado a água, mais compacto e mais leve. A Moura mostrará duas baterias específicas para veículos híbridos.

O seminário paralelo à exposição tem um amplo programa, que pode ser consultado em www.ve.org.br.

9 a 11 de novembro
6º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos
1º Workshop de Tecnologias de Veículos Elétricos
Espaço CPFL Cultura
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas, SP.
Das 8h30 às 18 horas
www.ve.org.br