logo

capacitação

Setec cresce em treinamento e foca Inovar-Auto

O <bold>Setec Consulting Group</bold> completou dezenove anos de atuação em <bold>consultoria e treinamento de pessoal</bold> na área empresarial com o invejável marco de 250 mil certificados de capacitação emitidos. Desse verdadeiro tsunami, nada menos de 70% do contingente correspondem a profissionais relacionados à cadeia de produção e distribuição automotiva. Na ascensão meteórica do grupo, o número de clientes cresceu de 60, nos primeiros anos de existência, para os atuais dois mil. Com esses números, o grupo consolidou-se como um dos líderes em consultoria, treinamento e auditoria na América Latina, com filiais em Buenos Aires, na Argentina, e Santiago, no Chile, atendendo clientes em mais de vinte países.
Author image

Redação AB

05 abr 2013

3 minutos de leitura

P_noticia_16701.gif

A empresa deixou as instalações originais, na avenida Lavandisca, em Moema, São Paulo, para um moderno conjunto de escritórios na Avenida Nações Unidas, a marginal do Rio Pinheiros, na região da Ponte Estaiada, onde são promovidas variadas sessões de treinamento. “A educação deixou de ser uma função apenas das escolas para se tornar uma exigência permanente na carreira, visando ao crescimento profissional”, observa Márcio Abraham, presidente da Setec. Os programas oferecidos, na maior parte, visam à qualidade, liderança, inovação e a excelência operacional.

Para o executivo, um dos principais desafios atuais da indústria automobilística é a retenção de talentos. “Com a multiplicação de oportunidades de trabalho no mercado, especialmente em outros segmentos de negócios, a rotatividade de pessoal tornou-se um problema de primeiro nível. Como resultado, cresceu de forma exponencial a necessidade de treinamento, para preparação do pessoal que chega”, avalia.

INOVAR-AUTO

Atender os clientes na área do <bold>Inovar-Auto</bold> é uma das novas preocupações de Abraham. Para ele, a Setec já dispõe do instrumental de treinamento para atender as exigências na área de desenvolvimento e inovação, mas falta a definição do caminho a ser seguido pelas empresas em resposta às peculiaridades dos processos que precisam entra em ação. “Em muitos casos será oferecido mais do mesmo que já praticamos, mas pretendemos oferecer uma consultoria mais ampla com foco no Inovar-Auto. Muitas empresas têm dificuldade até mesmo em interpretar os decretos e portarias do programa do governo”, adverte.

A mudança de endereço da Setec teve como motivação a conquista de espaço para as salas de aula e a busca de um local com boa infraestrutura para o ensino, com turmas de diferentes tamanhos e programas que podem durar de algumas horas a semanas. É comum os técnicos e executivos da empresa irem ao campo, atendendo empresas e seus parceiros de negócios nos mais diversos pontos do País com múltiplos recursos de ensino, que podem incluir jogos customizados. No caso da Volkswagen, Ford, PSA Peugeot Citroën e Mitsubishi as aulas se estendem a fornecedores e, na outra ponta da cadeia, aos distribuidores.

A gestão de risco é um tema em evidência nos treinamentos. “As montadoras querem reduzir os riscos associados a processos e produtos, controlando a possibilidade de falhas e até de recalls”, enfatiza Abraham, lembrando que o fator qualidade será indispensável para a retomada das exportações. “Cerca de 60% dos problemas de qualidade vêm da base da cadeia de produção, do Tier 2 para baixo. Por isso, o Tier 1 e as próprias montadoras se mobilizam para evitar problemas com os produtos que chegam ao mercado”, avisa, enfatizando que cresce aí a importância da capacitação do pessoal.