
Cardamone acredita que o setor de caminhões sofrerá impactos mais profundos na produção em razão da queda nas exportações: “As vendas internas de caminhões podem cair de 12% a 15% com relação ao ano passado, enquanto a produção poderá ser até 20% inferior”.
Flávio Del Soldato, conselheiro do Sindipeças, que também participará do seminário, em painel de debates com Letícia Costa (vice-presidente, Booz & Company) e Renato Sarzano (presidente, Continental Pneus) projeta uma retração de 30% na produção de autopeças, diante da queda das exportações. Para ele, os resultados do setor vão depender do desempenho do mercado interno.
Fred Carvalho, editor de AutoData, entende que houve uma melhora para o segmento de caminhões, mas a distância em relação ao desempenho registrado até setembro do ano passado ainda é muito grande. Ele coordenará um painel de debates para avaliar as perspectivas dos veículos comerciais, com a participação de Oswaldo Jardim, diretor de operações da Ford; Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco; Tânia Silvestri, diretora de marketing e desenvolvimento de rede, da Mercedes; e Ricardo Barion, gerente de marketing da VW Caminhões e Ônibus.
O seminário traz também palestras de Cledorvino Belini, presidente do Grupo Fiat; Marcos de Oliveira, presidente da Ford; Carsten Isensee, vice-presidente de finanças e estratégia corporativa da Volkswagen; e Marcos Munhoz, diretor geral de vendas e marketing da General Motors.
A abertura do seminário caberá a S Stéfani, editor de AutoData, que terá como convidados Luiz Horácio Montenegro, presidente da Anef, e Sergio Reze, presidente da Fenabrave.
Informações sobre o evento AutoData pelo tel. 11 5189-8940.