
Aproveitando a oportunidade, a entidade e os associados apresentarão os dados oficiais do setor, que vem se recuperando gradativamente dos efeitos da crise econômica mundial.
A região Norte participa do crescimento deste mercado, já que é responsável por 8% do total da frota circulante do país. Apesar da porcentagem parecer diminuta, nos últimos dez anos o total de motocicletas nesta região cresceu 710%.
“Todas as fabricantes de motocicletas estão instaladas no Polo de Manaus. Na região é desenvolvido 98% da produção nacional” explica Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da entidade.
Durante a FIAM, que conta com 350 expositores, a indústria de motocicletas será um dos principais destaques. De acordo com dados divulgados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus, o setor de duas rodas é um dos mais importantes em se tratando de investimentos e faturamentos, atrás apenas do de eletroeletrônicos.
“Nos primeiros seis meses de 2009 o setor investiu mais de R$ 3,5 bilhões, igualando o montante de todo o ano de 2008”, afirma Takeuchi.