logo

Setor de motos volta a crescer após 6 anos de retração

Fenabrave projeta nova alta de 7,3% nas vendas do segmento de duas rodas em 2019
Author image

Redação AB

03 jan 2019

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

As vendas de motos em 2018 somaram 940,3 mil unidades, registrando crescimento de 10,5% sobre 2017, segundo dados do Renavam divulgados na quinta-feira, 3, pela associação dos concessionários, a Fenabrave. A alta interrompe o ciclo de queda do segmento que já durava seis anos.


Faça aqui o download dos dados da Fenabrave
– Veja outras estatísticas em AB Inteligência


Para 2019 a estimativa da Fenabrave é de nova alta para o mercado de motos. A projeção é de crescimento de 7,3%, o que fará o segmento superar 1 milhão de unidades vendidas, barreira que não é ultrapassada desde 2015. Vice-presidente da Fenabrave responsável pelo setor de distribuição de motocicletas, Carlos Porto credita o resultado positivo de 2018 à maior facilidade na aprovação de financiamentos e expansão dos consórcios, que normalmente são os maiores gargalos das vendas de motos.

“A queda da inadimplência trouxe como consequência maior oferta de crédito e o aumento de aprovação de fichas cadastrais para financiamentos de motocicletas, principalmente as de baixa cilindrada, que representam a maior fatia do mercado. Aliado a isso, a participação do consórcio continua significativa, representando mais de 30% sobre os créditos concedidos ao segmento”, avalia Porto.

Apesar do menor número de dias úteis com o feriado de Natal que praticamente anula a última semana do ano, as vendas de motos foram bem em dezembro e confirmaram a tendência de alta do ano, com pouco mais de 84 mil emplacamentos no mês, em crescimento de 9,4% sobre novembro e avanço de 8,5% na comparação com o mesmo mês de 2017.