logo

Honda

Shineray toma vice-liderança da Yamaha

A Shineray começou o ano como a segunda marca de motocicletas com maior número de emplacamentos no País. Foram 10,5 mil unidades licenciadas, sobre 9,9 mil exemplares da Yamaha, que caiu para a terceira posição. A mudança no ranking se explica pela alteração no Código de Trânsito Brasileiro, que desde o fim de 2015 passou a exigir em todo o território nacional a lacração de ciclomotores ou “cinquentinhas”. A Yamaha não oferece esses produtos no País. Os números foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários.
Author image

cria

01 fev 2016

2 minutos de leitura

X_noticia_23372.jpg

– Veja aqui os dados da Fenabrave.

Antes da mudança, a fiscalização e a necessidade ou não de emplacamento desses veículos eram atribuídas aos municípios, que quase sempre deixavam de exigir a lacração. Como reflexo da nova lei, os emplacamentos da Shineray foram 950% maiores neste janeiro que no mesmo mês de 2015.

A Honda permanece na liderança, mas suas 62 mil unidades de janeiro de 2016 foram 28,6% menores que no mesmo período do ano passado. A Honda também não oferece ciclomotores no Brasil.

O mercado total em janeiro teve 96,2 mil motocicletas lacradas no Brasil, resultando em queda de 11,4%. Caso este excedente de ciclomotores continuasse sem registro como antes, a retração no primeiro mês do ano seria próxima a 30%.

A Shineray monta seus produtos a partir de componentes chineses em uma fábrica em Pernambuco. Outra empresa cuja colocação no ranking melhorou foi a Traxx, instalada em Manaus (AM). Com 1.976 unidades, ela inicia o ano na quarta colocação, à frente da Dafra. Um ano atrás, Shineray e Traxx ocupavam, respectivamente, o quinto e sexto lugares de licenciamentos.