
A maior siderúrgica da Coreia do Sul, Posco Holdings, inaugurou esta semana uma nova usina piloto movida a hidrogênio. A planta é uma das medidas do projeto da companhia para alcançar a neutralidade de carbono.
Segundo a empresa, a unidade, localizada em Pohang, usa um processo chamado redução de hidrogênio (HyREX), que diminui “drasticamente” as emissões de carbono no processo de produção de aço.
VEJA MAIS:– Hyundai quer produzir caminhões movidos a hidrogênio na Coreia do Sul
– GWM vai testar caminhão movido a hidrogênio no Brasil
A usina tem capacidade de produção de até 24 toneladas de aço por dia, emitindo 400 quilos de carbono por tonelada, menor do que as usinas siderúrgicas a carvão ou gás natural em operação hoje. A empresa espera que a unidade seja livre de carbono quando mudar para energia renovável.
A indústria siderúrgica global é uma grande emissora de dióxido de carbono, que é produzido quando combustíveis fósseis, como o carvão e o gás natural, reagem quimicamente com o minério de ferro. A empresa vê o hidrogénio, que é produzido por meio da água, como a única alternativa aos combustíveis fósseis para reduzir as emissões.
Até 2050, toda produção de aço usará hidrogênio
“A HyREX mudará 3 mil anos de história da produção de aço. Vemos a neutralidade de carbono como uma oportunidade no setor siderúrgico e não como uma barreira”, disse, por comunicado, o vice-presidente sênior responsável pelo projeto HyREX, Bae Jin-Chan.
A empresa planeja produzir 2,5 milhões de toneladas de aço anualmente usando esse processo até 2040. E até 2050 todas as usinas devem usar hidrogênio.