logo

Siemens e Microsoft vão desenvolver IA para indústria automotiva

Empresas terão projeto conjunto de uso sistemas de inteligência artificial generativa em transportes e na manufatura
Author image

Redação AB

01 nov 2023

2 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A Siemens e a Microsoft se uniram para desenvolver um projeto de uso de inteligência artificial (IA) para diversas áreas, entre elas o setor automotivo. As duas empresas revelaram o acordo nesta terça, 31, que tem como objetivo o desenvolvimento de IA generativa para diferentes setores, como de manufatura, transporte e saúde.

Os valores da parceria não foram revelados. Neste primeiro momento, as duas empresas apresentaram o Siemens Industrial Copilot, assistente alimentado por IA que promete melhorar a relação homem-máquina na produção. 


SAIBA MAIS:– Daimler e Siemens criam plataforma de engenharia digital– Siemens volta a operar no lucro no terceiro trimestre– GM vai usar inteligência artificial do Google no sistema OnStar


A joint venture também lançou um conjunto integrado, que alia o software Siemens Teamcenter – usado para gerenciamento de ciclos de vidas de produtos – e o Microsoft Teams, que permitirá o acesso ao metaverso industrial. Essa integração possibilitará a colaboração virtual de engenheiros de projeto, funcionários da linha de produção e outras equipes da manufatura.

“Tornar a colaboração homem-máquina mais amplamente disponível permite que os engenheiros acelerem o desenvolvimento de códigos, aumentem a inovação e resolvam a escassez de mão de obra qualificada”, defendeu Roland Busch, CEO da Siemens AG.

IA na indústria automotiva para reduzir tempo e custos

A promessa da parceria é que o Siemens Industrial Copilot permitirá que os usuários gerem, otimizem e decifrem mais rapidamente códigos de automação e reduzam os tempos de simulação. Segundo a Siemens e a Microsoft, uma tarefa que antes levava semanas, poderá ser executada em minutos. 

A Schaeffler está entre os primeiros clientes a adotar essas soluções de IA generativa na sua área de automação industrial. Além disso, a fabricante de componentes automotivos  vai aplicar o Copilot em outras operações.