logo

Siemens e VW investem em empresa de recarga de veículos elétricos

Agora sócias, companhias compartilham capital da Electrify America e fazem aporte em subsidiária na América do Norte
Author image

Redação AB

12 jul 2022

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

O Grupo Volkswagen informou na segunda-feira, 11, que a Siemens tornou-se a acionista majoritária da subsidiária Electrify America, empresa que explora a recarga de veículos elétricos nos Estados Unidos e no Canadá. As companhias não informaram o valor envolvido no negócio.

Afora a restruturação societária, ambas as companhias também anunciaram investimento conjunto de US$ 450 milhões na Electrify America. Segundo a VW, o aporte “acelera consistentemente o conforto, a qualidade e a expansão da infraestrutura de recarregamento público na América do Norte.

“Com nosso investimento, estamos dando à e-mobilidade na América do Norte um impulso adicional e crescimento consistente do nosso negócio de recarregamento e de energia. O plano é mais do que dobrar a infraestrutura de recarregamento para 1,8 mil locais e 10 mil recarregadores rápidos até 2026”, disse Thomas Schmall, membro do conselho de tecnologia do Grupo Volkswagen.

Recarga de veículos elétricos no foco da VW

O Grupo VW investe no desenvolvimento de redes abertas de recarregamento rápido de veículos elétricos em todo o mundo. Até 2025, cerca de 45 mil pontos de alta potência (também conhecidos pela sigla HPC) estão planejados para Europa, China e EUA, juntamente com parceiros. 

A Electrify America é apenas uma de uma série de companhias ligadas à eletrificação e automação em que a VW tem participação.

“Estamos evoluindo de um OEM clássico para uma empresa de mobilidade verticalmente integrada. Em um novo mundo, nossos concorrentes não são mais chamados Mercedes-Benz, Toyota ou Stellantis, mas Tesla, Foxconn, Apple, LG Electronics, Uber, etc”, disse, em abril, Herbert Diess, presidente do conselho de administração do grupo.