O CEO mundial da Siemens, Peter Löscher, anunciou na quinta-feira, 7, que a empresa vai instalar no Brasil um dos mais avançados centros globais de pesquisa & desenvolvimento voltados para petróleo e gás. A iniciativa, resultado de parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), receberá US$ 50 milhões em recursos da Siemens, que tem planos de dobrar suas atividades no País com novos investimentos.
Segundo Löscher, a companhia inaugurou oito fábricas no País nos últimos cinco anos e pretende fazer aportes de US$ 600 milhões até 2016 na expansão das atividades de tecnologia e inovação e em novas unidades. ”O Brasil é um dos motores da economia global e esta tendência se manterá nos próximos anos”, afirmou.
O novo centro de P&D, no Parque Tecnológico da Ilha do Fundão, deve ser inaugurado até o final de 2012. Com área construída de 4.000 m2, contratará 800 pesquisadores e engenheiros, gerando vagas para outros 200 profissionais altamente qualificados até 2016. Adilson Primo, CEO da Siemens no Brasil, assinala que o empreendimento eleva o Brasil a centro de excelência mundial em engenharia avançada, pesquisa e desenvolvimento em óleo, gás e tecnologias submarinas dentro Grupo Siemens.