
O novo perfil da ArvinMeritor na América do Sul ocorre em paralelo às alterações estratégicas nas operações globais da marca, que deixou o segmento de componentes para veículos leves para concentrar-se na área de sistemas para veículos comerciais. A venda dos negócios de rodas de aço, concentrados em Limeira, SP, deu novos contornos à atuação no Brasil, focada agora no desenvolvimento e fabricação de produtos para caminhões, ônibus e veículos fora-de-estrada.
“Entramos em nova fase na América do Sul, embalados pelo aquecimento do mercado mas ainda atentos a questões na infra-estrutura do País e incertezas sobre a evolução nos preços das matérias-primas” — explicou Barros.
“As estratégias da empresa se traduzem em foco no mercado de veículos comerciais, suporte aos nossos clientes de forma global com conteúdo local; maior sinergia com as nossas joint ventures e, principalmente, uma forte convicção de que as ações da ArvinMeritor contemplam o Brasil como o país do presente e não mais do futuro” — acrescentou.
Ele justificou que os investimentos têm a finalidade de preservar a liderança da marca Meritor no mercado de sistemas para veículos comerciais e criar oportunidades que vão além dos segmentos atuais de cardans e eixos.
O portifólio da Meritor evoluirá ainda com o lançamento de novas famílias de produtos envolvendo tecnologias com inovações em design e processos que ofereçam aos veículos maior autonomia de combustível, redução de peso e utilização em faixas superiores de carga e torque.
A empresa abriu 260 novos postos de trabalho na operação de Osasco, SP, e anunciou durante a Automec dos Pesados e Comerciais, em abril, investimento de US$ 30 milhões na região que além das ações citadas vai envolver contratação de profissionais para engenharia e desenvolvimento.
A ArvinMeritor, participante do Consórcio Modular da MAN em Resende, RJ, definiu também a construção de novas instalações de produção no parque de fornecedores que a montadora alemã começa a estruturar ao redor da fábrica.
Sílvio Barros é engenheiro e possui MBA executivo pela Universidade de São Paulo e também pelo IMD de Lausanne, Suíça.
Fonte: Paulo Ricardo Braga, Automotive Business.