logo

anfape

Sincopeças entra na briga contra Fiat, Ford e VW

O Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos (Sincopeças), representando diferentes Estados, entregou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) um documento formal indicando sua entrada como terceiro interessado no processo da Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças (Anfape) contra Fiat, Ford e Volkswagen. De acordo com o sindicato e a associação, essas montadoras tentam impedir a atuação das fabricantes de autopeças independentes.
Author image

Redação AB

01 abr 2014

1 minutos de leitura

G_noticia_19338.gif

A Anfape teme pela cadeia de produção e comercialização de peças similares. “Os consumidores terão, inevitavelmente, de recorrer às concessionárias e ficarão reféns de qualquer tipo de abuso, inclusive em relação aos valores praticados”, explica o presidente da Anfape, Renato Fonseca.

A associação acusa as três montadoras de tentar eliminar a concorrência na reposição de peças aparentes como para-choques, retrovisores, lanternas e capôs. As montadoras se valem do direito à propriedade intelectual para impedir a reprodução das peças.

As entidades sindicais que assinam o documento entregue ao Cade se referem a São Paulo, Acre, Piauí, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Rondônia, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Goiás.