logo

Sindicato manda recado para Stellantis durante convenção democrata

Presidente da entidade laboral não descartou greve caso a montadora não cumpra acordos firmados em 2023
Author image

Redação AB

21 ago 2024

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

A convenção do Partido Democrata dos Estados Unidos, realizada na segunda-feira, 19, não serviu de palco apenas para o presidente do país, Joe Biden, e para a postulante ao cargo nas próximas eleições, Kamala Harris. Lá esteve também o presidente do sindicato UAW, Shawn Fain, e ele tinha um recado para a Stellantis.


SAIBA MAIS:
– Sindicato acusa Trump e Tesla de intimidação
– Greve nos EUA: UAW amplia paralisação na Ford e GM
– Greve nas montadoras de Detroit pode chegar a outras fábricas


“A ganância corporativa está bem viva na indústria automobilística. Deixe-me ser claro: a Stellantis deve manter as promessas que fez à América em nosso contrato sindical. E o UAW tomará qualquer ação necessária na Stellantis ou em qualquer outra corporação para se levantar e responsabilizar a América corporativa”, disse em discurso.

A montadora supostamente renegou compromissos acordados a respeito de investimento em uma fábrica em Illinois, que está ociosa. O sindicato UAW informou que estava preparado para usar seu direito de greve sobre compromissos de produtos e investimentos – conquistados no contrato de 2023 – se necessário.


– Experimente carros elétricos e híbridos no test drive do #ABX24


Fain também aproveitou o tempo que teve no evento para elogiar Harris e alfinetar Donald Trump. Para ele, a candidata é uma lutadora da classe trabalhadora, ao passo que Trump, seu rival nas eleições, foi classificado como “fura-greve” e “cachorrinho da classe bilionária”.