
“Criar um sistema que permita conhecer o volume real de produtos nacionais que as montadoras estarão utilizando em seus veículos é urgente”, declara Marques em nota divulgada pelo sindicato na sexta-feira, 7. “Será a única forma de saber se elas poderão ter direito a desoneração tributária prevista pelo novo regime automotivo, o Inovar-Auto”, completa.
Marques diz que o sindicato e a agência trabalham em defesa da sobrevivência das empresas de autopeças, pois essas fazem parte de um dos setores da economia que mais benefícios terá com o Inovar-Auto se as determinações para o conteúdo nacional forem seguidas. O sindicalista diz que “lamenta a resistência de montadoras, principalmente as asiáticas, e de sistemistas diante de um novo sistema de rastreabilidade”.
Também estiveram presentes na reunião com a Heloisa Menezes representantes do Sebrae (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário), da Finep (Agência Brasileira de Inovação), do Sindipeças, além de representantes de outros sindicatos.