
A Marcopolo apresentou no Rio de Janeiro (RJ) o modelo de ônibus urbano que integrará o BRT, o sistema de transporte por ônibus rápidos da cidade, a partir de novembro. Trata-se do Torino Express, que receberá chassis Mercedes-Benz ou Volvo, dependendo da capacidade de passageiros. Segundo a fabricante, serão entregues 220 unidades ao município.
“A Marcopolo tem muito orgulho em colaborar com a contínua elevação do transporte coletivo urbano de uma cidade tão importante quanto o Rio de Janeiro. Os novos veículos vão proporcionar deslocamentos mais eficientes, confortáveis e seguros para a população”, afirmou em comunicado Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais e marketing.
Ônibus com itens de metrô
O pacote produzido para operar na cidade é formado por veículos com 18, 22 e 23 metros de comprimento total, com capacidades de transporte de 181 passageiros, sendo 43 sentados e 138 em pé. Os veículos são equipados com tecnologias similares a do metrô, como sistema de comunicação com passageiros e aviso sonoro de fechamento das portas.
Também foram instalados nos ônibus circuito fechado de TV, que viabiliza ao motorista a visualização das imagens das câmeras internas, sistema indicador das paradas, tomadas USB e botão de pânico, além de itens básicos como sistema de ar-condicionado, painel mostrador de velocidade em trânsito e câmera de marcha ré.