logo

Sistema de frenagem de emergência será obrigatório

Item que aciona os freios na iminência de colisão será exigido nos Estados Unidos a partir de 2029
Author image

Vitor Matsubara

02 mai 2024

1 minutos de leitura

Imagem de Destaque

Os Estados Unidos vão exigir que todos os veículos saiam de fábrica com o sistema de frenagem automática de emergência a partir de 2029.


VEJA MAIS:– Itens de auxílio ao motorista vão salvar 250 mil vidas no trânsito

– EUA podem obrigar alerta de uso de cinto de segurança para todos os passageiros


A nova regra já foi elaborada pelas autoridades responsáveis pela segurança viária no país (como a NHTSA) e será válida para todos os automóveis de passeio e picapes vendidas no país dentro de cinco anos.

Limites de velocidade para atuação do sistema serão altos

O sistema deverá ser capaz de frear o veículo completamente para evitar colisões a uma velocidade de até 100 km/h. Caso detecte um pedestre, o recurso precisa atuar a até 72 km/h.

“A frenagem automática de emergência é um recurso que salva vidas e reduz a incidência de ferimentos graves decorrentes de colisões frontais, e esta tecnologia atingiu um nível de desenvolvimento suficiente para ser exigido em todos os automóveis e picapes novos”, afirmou Sophie Shulman, da NHTSA.

Expectativa é de que item evite até 360 mortes por ano

O órgão estima que a obrigatoriedade do equipamento poderá salvar até 360 vidas e evitar 24 mil casos de ferimentos graves por ano.

A primeira proposta foi elaborada pelo NHTSA em 2023. À época, a ideia era que as fabricantes de veículos tivessem um prazo de três anos para se adequar à nova regra. Agora, no entanto, o tempo foi estendido para cinco anos.