
O principal objetivo da avaliação do sistema, que no Brasil é comercializado no aftermarket desde novembro de 2013 como acessório integrado ao rastreador e ao Portal de Telemetria Omnilink (leia aqui), era confirmar as especificações técnicas do produto informadas pelo fabricante e comprovar a funcionalidade.
Para tanto, foram realizadas análises e medições do sistema em rodovia e pista de teste controlada. O Cesvi submeteu o acessório a testes dinâmicos em situação real, testes de alerta de saída de faixa contínua e não contínua, sem e com sinalização, entre outros, e cujos resultados levaram à certificação do produto.
Cileneu Nunes, presidente da Zatix, destaca a grande aceitação que o sistema vem conseguindo no mercado. “As empresas sabem que uma grande parte dos acidentes acontece por distração do motorista, o que envolve prejuízos materiais e humanos, e reconhecem no Safedriving uma solução inteligente para diminuir este risco.”
O executivo lembra que um estudo da Virginia Tech Transportation Institute, dos Estados Unidos, indica que 80% de todos os acidentes acontecem por falta de atenção dos condutores envolvidos. E diz que todas as soluções desenvolvidas pela Zatix passam pela certificação do Cesvi. Obtê-la (a certificação) é de importância reconhecida no setor de transportes.”
Assista aos testes do Cesvi com o sistema de visão artificial da Zatix: