logo

none

Sistemistas dominam tecnologia de painel reconfigurável

Análise no portal G1 mostra que em dois ou três anos devem estar no mercado brasileiro veículos cujo painel de instrumentos, em LCD, será reconfigurável pelo motorista, que poderá selecionar cores e as informações que pretende ver à sua frente – como consumo, rotações do motor, temperatura.
Author image

cria

07 jul 2010

1 minutos de leitura

P_noticia_7302.gif

A tecnologia já está presente em modelos luxuosos da BMW, Ford e General Motors e deve avançar bastante nos próximos anos. “Quando ela vingar, estará no Brasil. O consumidor não se contenta mais com carros básicos” – disse o gerente de engenharia da Continental, Iaran Gadotti, ao G1, assegurando que a empresa já está preparada para atender a nova demanda no País.

Iaran explicou que um painel reconfigurável custa o triplo do convencional, mas a tendência é que os custos sejam reduzidos gradativamente até chegar aos modelos de entrada.

A Marelli também possui softwares prontos com opções de pré-configuração, com diferentes formas de apresentação dos instrumentos. A Delphi desenvolve a tecnologia desde 1998 mas considera que o investimento ainda é alto, exigindo programas específicos para cada montadora.