
A sul-coreana SK Ecoplant anunciou que desenvolveu quatro tecnologias de reciclagem para baterias de veículos elétricos (EVs). Segundo a empresa, os sistemas são capazes de maximizar as taxas de recuperação ede acelerar os processos de recuperação de materiais.
A empresa afirma ter alcançado uma taxa de recuperação de níquel e cobalto de 97% a partir de baterias de veículos elétricos de segunda mão por meio de métodos de extração com solvente. A empresa informou, ainda, que também pode produzir hidróxido de lítio a partir das baterias usadas.
LEIA TAMBÉM:
– Maior fabricante de baterias de carros elétricos do mundo busca parceiros na Europa
– Stellantis faz joint venture para reciclar baterias de carros elétricos
Além disso, a companhia tem um plano de construir uma fábrica no futuro, com conclusão do empreendimento programado para 2025. A empresa também deverá registrar as patentes da nova tecnologia.
Reciclar baterias de veículos elétricos é um serviço visto como interessante em diversos setores da indústria automotiva.
A Stellantis, por exemplo, firmou uma parceria com a empresa Orano para oferecer o serviço de reciclagem na América do Norte.
A gigante CATL, que produz baterias, também está apostando na reciclagem. A empresa negocia com um parceiro na Europa para estabelecer centros de reciclagem no continente.