logo

ciesp

Skaf alerta sobre relação entre câmbio e PIB

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

09 dez 2010

2 minutos de leitura

P_noticia_8782.gif
NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A Fiesp emitiu comunicado comentando o desempenho do PIB no terceiro trimestre do ano, com crescimento de 0,5% sobre o trimestre anterior. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira, 9.

Segundo a entidade, o dado agregado é positivo, pois revela crescimento da economia. “Porém, ao analisarmos os componentes setoriais, é possível observar um desempenho negativo da indústria de (–) 1,3% em relação ao trimestre anterior. Essa queda no desempenho é incompatível com o crescimento da demanda, que apresentou uma evolução de 1,6% no consumo das famílias e 3,9% em investimentos”, diz a nota.

A Fiesp destaca ainda que a demanda aumentou e a produção industrial diminuiu. “O crescimento da demanda vem sendo atendida pelos importados. Isso é um efeito claro da taxa de câmbio valorizada, que barateia artificialmente o produto importado prejudicando a produção e o emprego”, afirmou Paulo Skaf, presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.

Segundo o dirigente, o bom desempenho da economia na primeira metade do ano, se comparado à baixa performance verificada em 2009, garante um avanço para o ano de 2010 na faixa de 7 a 7,5%. “O problema é que essa situação cambial pode comprometer o crescimento no próximo ano — uma questão que precisa ser corrigida pelo novo governo”, alertou Skaf.