Com a compra, a SKF prevê atingir sinergias de aproximadamente US$ 30 milhões em custos anuais e US$ 50 milhões em de vendas ao longo dos próximos anos. A aquisição faz parte da estratégia da companhia sueca – cujo core business também é a produção de rolamentos – para reforçar suas plataformas de tecnologia e aumentar seu escopo em engenharia do conhecimento. O negócio prevê ainda distribuir produtos Kaydon por meio da rede de distribuição mundial da SKF e utilizar a presença fabril da Kaydon no mercado norte-americano.
Para o presidente e CEO da SKF, Tom Johnstone, a aquisição da Kaydon complementará negócios e expandirá portfólio:
“Temos acompanhado o desenvolvimento da Kaydon por um longo tempo. Eles têm um portfólio de produtos consistentes, uma gestão séria e um sólido desempenho financeiro. Estou muito satisfeito que em breve eles farão parte do Grupo SKF. A natureza complementar de seus produtos e tecnologias, carteira de clientes e sua presença de produção global nos permitirá atender, ainda melhor, nossos clientes e distribuidores no mercado industrial em todo o mundo. Em particular, esta aquisição, combinada com as nossas outras atividades, investimentos e aquisições nos últimos anos, demonstra o nosso forte compromisso com o mercado norte-americano.”
Com uma presença global, 62% das vendas da Kaydon são geradas na América do Norte, 24% na Europa, 12% na Ásia-Pacífico e 2% nos demais locais do mundo. James O’Leary, presidente e CEO da Kaydon comentou o negócio:
“O nosso conselho administrativo considera que a operação proposta representa um valor atraente para os nossos acionistas. Acreditamos que essa transação representa uma excelente opção estratégica, que permitirá que os nossos negócios líderes de mercado acelerem suas estratégias de crescimento, ao unir forças com a SKF, líder da indústria global.”