A fabricante de autopeças SKF do Brasil convocou, na segunda-feira, 20, varejistas, mecânicos aplicadores e proprietários de veículos de passageiros das marcas Audi, Fiat, Ford, Chevrolet e Volkswagen (veja os modelos abaixo), para campanha de recall que envolve 34 modelos diferentes de automóveis.
Em anúncio na Fundação Procon, a empresa informa ter detectado problema em 86.864 mil unidades de articulações axiais do modelo VKY 49. Destas peças, fabricadas entre 23 de agosto e 3 de novembro do ano passado, 18 mil já tinham sido vendidas no mercado de reposição a partir de 2 de setembro.
De acordo com a SKF, pode haver a quebra total da articulação, que é responsável por transmitir o movimento direcional do volante para as rodas. Nestes casos, pode haver perda de controle do veículo e, eventualmente, acidentes.
A SKF orienta os proprietários dos veículos envolvidos procurarem o mecânico de confiança para substituição do componente. O profissional deverá entrar em contato com a SKF para comunicar a troca pelo 0800-141-152, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo e-mail [email protected] ou pelo site www.skf.com.br (acesse aqui).
Confira os 34 modelos envolvidos neste recall:
Audi
A3.
Fiat
147, Brava, Elba, Fiorino, Idea, Marea, Oggi, Palio, Panorama, Pick-up, Prêmio, Siena, Strada, Tempra e Uno.
Ford
Courier, EcoSport, Escort, Explorer, Fiesta, Ka e Ranger.
General Motors (Chevrolet)
Agile, Celta, Corsa, Classic, Meriva, Montana, Prisma e Tigra.
Volkswagen
Bora, Golf e New Beetle.