logo

abs

SKF inaugura nova fábrica no Brasil

<style type=”text/css”>
.texto {
font-family: Verdana, Geneva, sans-serif;
font-size: 10px;
color: #666;
}
.texto {
text-align: left;
}
</style>
Author image

cria

24 out 2011

3 minutos de leitura

NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS EM QUALQUER LUGAR
Email RSS Twitter WebTV Revista Mobile Rede
Social

Redação AB

A SKF do Brasil inaugurou na segunda-feira, 24, sua segunda fábrica de rolamentos em seu parque industrial de Cajamar (SP). A nova linha de produção recebeu investimentos de R$ 13,5 milhões e é a primeira unidade na América do Sul a produzir rolamentos de roda de segunda geração para a indústria automotiva, o HBU-2, que integra sensor de ABS, antecipando a exigência da legislação brasileira que prevê adoção o uso do dispositivo antitravamento de freios em todos os carros fabricados no País a partir de 2014.

A capacidade inicial de produção é de 1,2 milhão de rolamentos por ano, mas deve chegar a 2,1 milhões até 2014, segundo projeta a SKF. O novo rolamento também elimina etapas de montagem nas linhas. “A geração anterior de rolamentos para rodas exigia a integração de 13 a 15 partes nas montadoras de veículos. O HBU-2 chega às linhas de produção totalmente montado, o que trará ganhos de produtividade a nossos clientes”, diz Donizete Santos, presidente da SKF do Brasil.

O HBU-2 é 20% mais leve do que os rolamentos atuais, tem menor atrito e gira de forma mais suave, o que reduz o consumo de combustível e, por consequência, a emissão de CO2. Outra vantagem é que o componente já vem com lubrificação e vedação. “É um produto para a vida toda do veículo”, explica Amadeo Comin, diretor industrial da SKF do Brasil. Os rolamentos HBU-2, desenvolvidos no centro de pesquisas da SKF na Holanda, irão substituir gradativamente os atuais componentes que equipam as rodas dos automóveis fabricados no País.

Os novos rolamentos já têm encomendas de montadoras, segundo a SKF. A princípio, deve equipar carros populares fabricados no Brasil. Para atender aos primeiros pedidos, o fornecedor já importou um lote da fábrica da Coreia, para testes e início da produção. “Já começamos a entregar para os clientes”, diz Santos.

A nova fábrica da SKF se integra ao parque industrial da empresa no País, que hoje tem capacidade de 35 milhões de rolamentos/ano e chega a 37,6 milhões coma nova unidade. Os canais de produção atuais são dedicados à fabricação de rolamentos cônicos, de primeira geração. “Estas linhas serão cada vez mais direcionadas para o atendimento de aplicações de câmbio e transmissão, tanto para o mercado doméstico como para os mercados da Argentina, EUA e Europa”, diz Santos.

A SKF do Brasil faturou R$ 800 milhões em 2010, o equivalente a 4,3% dos negócios globais da companhia sueca. No ano passado foram produzidos 32 milhões de rolamentos, 46% deles destinados à exportação. Os principais clientes são dos setores automotivo, papel e celulose, mineração, metalurgia, ferroviário e sucroalcooleiro. A fábrica de Cajamar tem 1.050 funcionários.