
De acordo com o gerente de vendas automotivas da SKF, Eduardo Mendes, o produto já está no mercado internacional há alguns anos e agora começa a ganhar espaço no Brasil. A empresa está em processo de apresentação do novo rolamento para as montadoras instaladas aqui. “Estamos mostrando as vantagens competitivas do produto, mas ainda não há nenhum contrato fechado, as negociações estão em andamento”, afirma.
O executivo informa que os novos rolamentos de plástico de engenharia levam pouco aço em sua composição na comparação com os rolamentos tradicionais. Eles são fabricados há dois anos na planta da empresa em Cajamar (SP), e são, pelo menos por enquanto, totalmente dedicados à exportação para Estados Unidos e Coreia do Sul, isso porque a expectativa é de que clientes nacionais comecem a despontar ainda este ano. “Por se tratar de uma tendência mundial, nossa proposta tem despertado o interesse de montadoras para plataformas globais que serão lançadas em dois ou três anos.”
Mendes ressalta que a empresa conversa com todas as montadoras que possuem fábricas no Brasil e que já começou a bater na porta das newcomers, como é o caso da JAC. A SKF apresentou todo o seu portfólio de produtos, inclusive o conceito de rolamentos de plástico, durante o primeiro workshop de possíveis fornecedores da montadora chinesa, que está sendo realizado desde segunda-feira, 14, em Camaçari (BA), onde a JAC pretende construir uma fábrica de veículos.
“Foi um encontro muito positivo. A JAC veio para ficar e sua intenção de começar a produzir em 2014 é real. Sentimos que este foi o primeiro passo de muitos para garantir o maior número de fornecedores que já atuam na indústria nacional”, avaliou.