
Segundo Carlo Dessimoni, diretor de vendas automotivas da SKF do Brasil, houve crescimento também sobre 2008. “Crescemos 8% em relação a 2008, ano que foi espetacular para indústria automotiva brasileira”, afirmou.
Por conta do forte aquecimento do mercado a SKF planeja expandir a unidade de Cajamar, interior de São Paulo. Segundo Dessimoni, a empresa pretende instalar um novo canal de produção no final deste ano.
Com a expansão a empresa, que em 2009 produziu 35 milhões de rolamentos, espera ampliar a capacidade para 40 milhões de unidades em 2011. “Hoje, o Brasil fabrica uma média de 3,2 milhões de carros, com a cadeia produtiva operando praticamente no limite. Para atingir a meta de 4 milhões até 2014, não há outro caminho senão realizar investimentos em infra-estrutura e capacidade de produção”, diz Dessimoni.
O executivo espera um crescimento das vendas da ordem de 6% em 2010, bem como o reaquecimento do mercado de exportações. “As vendas para o exterior estão voltando a crescer e a expectativa é que cheguem a 20% do total de negócios da divisão automotiva da companhia este ano”, completa.