
O primeiro passo da Skoda será conhecer o mercado indiano e o desenvolvimento local. A aliança estratégica vai reunir a experiência dos fabricantes a fim de desenvolver conjuntamente componentes e, possivelmente, veículos dedicados ao mercado indiano.
A notícia, agora confirmada e divulgada pela VW, surge no momento em que ela se empenha em ampliar sua atuação em mercados com carros de baixo custo. Em longo prazo o grupo alemão pretende expandir ainda mais seu portfólio de produtos nos mercados emergentes.
A assinatura do memorando de entendimento se enquadra no plano estratégico global de crescimento até 2025 (veja aqui) lançado na metade de 2016.
“Queremos um crescimento sustentável e rentável em regiões diferentes e por isso buscamos sistematicamente nossa estratégia de crescimento regional”, comenta Matthias Müller. Maier, da Skoda, conclui: “Estamos ansiosos para tocar esse projeto em conjunto com a Tata. Ao delegar essa responsabilidade para nós da Skoda o Grupo VW reforça a grande confiança em nossa capacidade da nossa marca. Junto à Tata vamos estabelecer as oportunidades concretas de colaboração nos próximos meses.”