logo

automóveis e comerciais leves

SLS AMG GT3 anima o show da Mercedes

Marcelo de Paula e Paulo Ricardo Braga
Author image

Redação AB

25 out 2010

2 minutos de leitura

G_noticia_8338.gif

A apresentação aos jornalistas dos modelos que a Mercedes-Benz levou ao Salão do Automóvel de São Paulo, nesta segunda-feira, 25, pode ser traduzida como um show de design e tecnologia. O presidente Jürgen Ziegler enfatizou que o Classe S 400 Hybrid, com um motor de combustão interna e dois elétricos, foi o primeiro veículo do gênero comercializado no Brasil. Os carros eram anunciados pelo vice-presidente de vendas Joachim Maier e guiados do palco à platéia como verdadeiros astros, assediados por batalhões de fotógrafos.

A aparição do SLS 63 AMG GT3, com o potente motor de 8 cilindros ecoando pelo Anhembi, fez furor entre os presentes, evocando a adrenalina que provoca nas pistas. O carro é preparado pela AMG, divisão esportiva da marca, e se prepara para competir na próxima temporada do campeonato Gran Tourism com o famoso design asas de gaivota. Feito em fibra de carbono, ele vai a mais de 300 km/h.

O motor que faz o modelo de competição voar é o AMG V8 6,3 litros. Como previsto pelas regras da Federação Internacional de Automobilismo para o GT3, o propulsor da versão de pista é praticamente idêntico ao veículo projetado para as ruas — com o peso reduzido, o carro mostra desempenho ainda superior. Em 3,8 segundos o carro vai de 0 a 100 km/h e pode ultrapassa os 300 km/h.

O conceito Shooting Break, que serviu de inspiração para o desenvolvimento da nova geração da Classe CLS (apresentada no Salão de Paris de 2010) também fez sucesso com o design ousado. O desenho frontal é novo, mas mostra influências do SLS AMG. Na grade do radiador está o símbolo da estrela de três pontas. A iluminação foi aprimorada com o uso de lâmpadas de led nos faróis e lanternas.

A meta de desenvolver um motor a combustão mais eficiente e ao mesmo tempo altamente econômico foi destacada pelos executivos da Mercedes-Benz com os novos propulsores sob o capô dos modelos da Classe C (180, 200 e 250), que trazem também a tecnologia BlueEfficiency, com recursos para diminuir a emissão de poluentes. A tecnologia da injeção direta de gasolina está presente no motor 1.8 de 4 cilindros CGI. O C 180 CGI está à venda por R$ 115 mil no Brasil, com sistema de injeção direta e turbocompressor.

O smart grey style (que pesa 750 kg e traz motor de 71 cavalos, com a tecnologia micro hybrid drive, com um gerador que substitui o sistema alternador mais motor de partida) certamente vai atrair a atenção do público durante o Salão, ao lado do conversível Classe E-Cabrio.

Foto: Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz, no Salão do Automóvel.