
O acordo foi assinado no fim de novembro entre Ricardo Nogueira, presidente da Smarttech, e Carlos Bonote, vice-presidente de operações da VCA South America na sede da Smarttech em Holambra, no interior paulista, com a apresentação dos termos a representantes de algumas empresas e entidades que compõem a indústria, como Benteler, BYD, Caoa, Cesvi, Honda, Irizar, Jaguar Land Rover, Mercedes-Benz, PSA e Volkswagen.
“É um acordo de cooperação técnica para homologações referentes a requisitos de segurança veicular, em que os ensaios [testes] serão realizados pela Smarttech e os relatórios para homologação serão emitidos pela VCA”, destaca Nogueira.
Além de estabelecer cooperação técnica para as certificações a partir dos requisitos brasileiros de segurança veicular, o acordo promoverá redução de custo e soluções personalizadas, uma vez que poderá capacitar engenheiros locais para oferecer os serviços sem a necessidade de especialistas estrangeiros, que geram custo adicional e dispêndio de tempo.
“Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento da engenharia no Brasil. Por isso a Smarttech tem concentrado investimentos em softwares, equipamentos e capacitação de recursos humanos para criar as bases adequadas ao atendimento das novas demandas do mercado interno e da exportação” afirma Nogueira.
A falta de recursos técnicos para testes e simulações ainda é comum nas empresas instaladas por aqui, destaca o presidente da Smarttech. “Tivemos um volume surpreendente de ocupação da nossa estrutura tecnológica de serviços pelas organizações e a demanda na área de segurança veicular tem crescido exponencialmente no Brasil”, diz. Segundo ele, o desenvolvimento da engenharia no País foi responsável pelo crescimento de 63% da empresa neste ano com relação a 2015.