Com uma área de 7 mil metros quadrados, o local abriga dois tipos de pista de rolamento, uma asfaltada para máquinas equipadas com pneumáticos e outra com areia para máquinas de esteiras. Nos testes é possível identificar de forma precisa as fontes de ruído, permitindo que as montadoras melhorem e adequem seus produtos conforme a resolução.
O diretor de operações da Smarttech, José Celso Mazarin, conta que o grupo atuará como extensão da engenharia das empresas, tanto as fabricantes nacionais como as importadoras de máquinas agrícolas e rodoviárias. “Vamos contribuir no processo de certificação e desenvolvimento de soluções para as máquinas rodoviárias estarem em conformidade com a legislação brasileira”.
Uma das primeiras clientes da Smarttech será a sueca Dynapac, do Grupo Atlas Copco, fabricante de máquinas leves e pesadas de compactação. Seu gerente de engenharia, Alexandre Sylos, destaca a importância da resolução do Conama, apesar de os níveis exigidos estarem abaixo do determinado em países como os da Europa:
“Mas, é um começo para enquadrar os países em desenvolvimento. Com a homologação, atenderemos à regulamentação e estaremos aptos a vender as máquinas a partir do ano que vem. Elas foram projetadas para atender aos níveis da Europa”, afirma.